Você conhece um MOOC?

E se você pudesse fazer um curso de Introdução a Circuitos do MIT? Ou um curso sobre Justiça de Harvard? Talvez alguns se interessem, mas pensem que é um investimento alto demais… E se fosse gratuito e não precisasse sair do país? Talvez agora um número maior de pessoas se interesse. E se você é uma delas, basta se inscrever no MOOC desses cursos.

Ok, mas o que é um MOOC?

Esse é o acrônimo de Massive Open Online Course, do inglês, curso aberto online em massa.Vamos analisar o que representa cada uma dessas letras.

Um MOOC é um curso aberto e online. Isso significa que qualquer um interessado em um determinado assunto pode fazer o curso de forma gratuita, bastando acessar o ambiente virtual.

É um curso em massa, ou seja, não há limite para quantidade de pessoas que podem participar deste. Além disso, outra característica importante desses cursos é que o papel do professor é de ser direcionador (não fornecedor exclusivo) do conhecimento, este é construído pela rede de alunos que participam do curso.

Geralmente esses cursos não oferecem certificados nem valem como crédito acadêmico, mas é uma forma participativa de tornar o conhecimento mais acessível para as pessoas.

Vamos ver como a Khan Academy se define em seu site:

“A Khan Academy é uma organização com uma missão. Nós somos uma organização sem fins lucrativos com a meta de mudar a educação para melhor provendo uma educação de classe mundial livre para qualquer um, em qualquer lugar.

Todos os recursos do site estão disponíveis para qualquer um. Não importa se você é um estudante, professor, estuda em domicílio, diretor de escola, adulto retomando estudos após 20 anos, ou um alien amigável apenas tentando entender a biologia da Terra. Os recursos e materiais da Khan Academy estão disponíveis para você gratuitamente.”

Pode-se notar, portanto, que Khan Academy é um exemplo de MOOC: é gratuito, online e não restringe quem pode participar dessa plataforma de ensino.

Organizações de ensino como Stanford e o MIT investem no desenvolvimento de cursos dessa modalidade. A EdX, por exemplo, é uma empresa que disponibiliza MOOCs do MIT e de Harvard (aliás, é onde estão disponíveis os cursos mencionados no início deste post). Uma das maiores organizações hoje, que fornecem MOOCs é o Coursera. Este possui parcerias com universidades renomadas do mundo inteiro disponibilizando para qualquer um que se interesse cursos completos dessas instituições, desde cursos de música à cursos de introdução à computação.

As vantagens dessas plataformas é a possibilidade de ter acesso a conteúdos e pessoas do mundo inteiro com experiências e histórias diferentes que permite um ambiente fértil para o desenvolvimento de novas ideias. A reportagem abaixo traz diversos exemplos de sucesso dessas plataformas no mundo todo.

A revolução alcança as universidades

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>